Ah, falar em público. Provavelmente, é seguro dizer que a maioria das pessoas acha um pouco desconfortável. E depois há aqueles que estão aterrorizados com o pensamento de estar em um palco com todos os olhos em você.

Eu? Eu sou um dos poucos sortudos e loucos que gostam disso. Eu gostei mesmo quando criança.

O engraçado é que as pessoas me dizem como deve ser ótimo não ficar nervoso na frente de uma multidão.

Haha o quê? Quem disse alguma coisa sobre não ficar nervoso? Meu trabalho envolve muito falar em público e, mesmo agora, ainda fico ansioso de antemão.

É o mesmo que sinto sobre montanhas-russas e são divertidas.

Com um pouco de disciplina e um pouco mais de auto-hipnose, você também pode falar em público.

Você pode pensar que este é um problema que a auto-hipnose não pode consertar. Afinal, como você entra em um transe em pé na frente de um grupo?

Há duas coisas a dizer sobre isso:

Em primeiro lugar, é mais fácil do que você pensa. Eu fiz isso ontem. Eu vi outros grandes oradores fazerem isso também. Eu não sei o quão comum é, mas, se você conhece os sinais, você pode identificá-lo.

Em segundo lugar, você não precisa fazer nada enquanto estiver falando. Tudo o que você precisa fazer é se concentrar na sua respiração e no seu público. Confie que as palavras virão.

Não, o melhor momento para se hipnotizar é antes de começar a falar.

No tempo que antecede a palestra, pense em como será. Coloque-se em transe e imagine o local. Veja através dos seus olhos tudo o que você verá desta perspectiva. Lembre-se de seu público – deixe-os ocuparem os lugares.

Se você começar a se sentir nervoso, isso é bom. Não suprima o sentimento e não o ignore.

Use essa energia. Pense em como é bom saber que você pode confiar nele. Mesmo que você esteja com um pouco de sono naquela manhã, sua energia vai se dissipar e deixar você brilhando.

O nervosismo é um presente tão maravilhoso da sua mente!

Continue a respirar enquanto pensa em quão grande será ter tanta vitalidade. Respire profundamente pelo nariz e pela barriga. Expire suavemente pela boca. Pense em como, mesmo na frente das pessoas, você sempre tem tempo para respirar profundamente.

E uma vez que você possa usar sua respiração para controlar sua energia, é hora de ir além disso.

Qual é o propósito da sua palestra? Você está tentando inspirá-los? Sate sua curiosidade? Informá-los?

Pense no que você quer que eles experimentem. Mesmo que sua palestra seja o relatório de status mais aborrecido de todos os tempos, você quer que o público esteja interessado.

Encontre o que você quer que eles sintam.

E se torne isso.

Se você quiser inspirá-los, deixe-se inspirar. Se você quer que eles sejam curiosos, então fique curioso sobre o que você diz. Esteja interessado em seu tópico e, como um vírus, ele se espalhará para seu público.

Talvez você tenha ouvido e tentado este conselho antes. Confie em mim – fazer isso enquanto em transe é diferente. Prepare-se da maneira certa – usando a auto-hipnose – e seus resultados vão surpreendê-lo.